segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Normas para apresentação dos artigos – 1ª VC

1. Formato

Os artigos devem ser digitados nos formatos: “.docx” ou “.rtf”, entregues ao professor em dois formatos eletrônico e impresso. A fonte a utilizar é tipo Times New Roman, corpo 12, tamanho A4 (21,0 por 29,7 cm), espaço duplo, mantendo margens laterais de 3 cm, com formatação de margens superior e inferior de 2,5 cm, com o mínimo de 5 e o máximo de 15 laudas sem contar com os espaços para título, resumo e referências bibliográficas. A numeração das páginas deve ser feita no canto direito superior, começando da página de rosto, exceto figuras e tabelas que devem ser anexadas em folhas separadas.

2. Folha de Rosto Identificada: nela devem constar

a) Título do trabalho em português, inglês, espanhol e francês. O título deve ser breve, específico e completo, contendo os termos que representam o conteúdo do trabalho para que possa ser adequadamente indexado. Recomenda-se que tenha de 10 a 12 palavras. Abreviaturas e siglas devem ser evitadas. O título é utilizado, também, como enunciado do conteúdo de um trabalho em bases de dados;

b) Nome completo e afiliação institucional de cada um dos autores;

c) Endereço completo para correspondência (incluindo código postal, telefone e endereço eletrônico) de cada um dos autores;

d) Informações sobre apoio institucional, agradecimentos, origem do trabalho (apresentação em evento, derivado de dissertação ou tese), vinculação institucional e outras informações eticamente necessárias.

Caso haja agradecimento, devem ser mencionadas pessoas ou instituições que contribuíram para a elaboração do trabalho, tais como: assessoria científica, revisão do texto, tabulação de dados, apoio financeiro entre outros. Nesses casos deve-se mencionar o nome completo da pessoa ou agência de fomento que concedeu o auxílio. Título do trabalho em português e inglês.

3. Folha de Rosto sem Identificação

deve apresentar apenas o título do trabalho em português, inglês, espanhol e francês.

4. Resumos

Os originais que se situam nas categorias “ensaios” e “relato de experiência” devem ser apresentados contendo quatro resumos: em português; em inglês (abstract), espanhol (resumen) e em francês (résumé). Recomenda-se representar o conteúdo do artigo com até 150 palavras. As versões em inglês, espanhol e francês devem ser fiéis ao resumo em português. Convém evitar citações, siglas e abreviaturas. Os resumos devem figurar antes do texto do manuscrito em folhas separadas, logo após as folhas de rosto.

5. Palavras-chave

Devem constar no máximo cinco, logo abaixo de cada um dos resumos, nas versões: português (Palavras-chave), espanhol (Palabras clave), inglês (Keywords) e francês (Mots-clés). Os termos em português, espanhol e inglês devem ser extraídos do vocabulário “Terminologia em Psicologia” disponível na Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (BVS-Psi: www.bvs-psi.org.br) e traduzidos para o francês. No caso de não serem encontrados termos que representem o assunto do texto na Terminologia o autor poderá indicar termos ou expressões de uso conhecido no meio acadêmico.

6. O Texto

Todos os trabalhos citados no texto devem estar de acordo com as informações apresentadas abaixo, tanto as citações diretas (transcrição textual de palavras ou trechos da obra do autor consultado) quanto indiretas (transcrição de idéias baseadas na obra do autor consultado).

Algumas expressões latinas, tais como idem (id.), ibidem (ibid), opus citatum (op. cit.) não são utilizadas pela revista.

É de responsabilidade do(s) autor(es) a correta apresentação e exatidão das citações no texto. Todos os trabalhos mencionados no texto devem estar arrolados na lista final de referências.

Um comentário:

  1. boa noite professor, acho muito interessante e válido a iniciativa de produção de artigos cientifico, afinal é de grande importância para a nossa formação acadêmica e profissional, no entanto me sinto um pouco insegura e ansiosa para tal execução, principalmente por ser desafiador, tanto em conteúdo quanto em produção, escrever um resumo em quatro idiomas, sendo os estrangeiros não dominados por mim.
    Logo me comprometo com os trabalhos por vir, e tudo mais que me acrescentar experiência e aprendizado, tanto no âmbito acadêmico, profissional, quanto pessoal, e conto com seu auxílio para esclarecimentos e orientações, para um melhor desempenho.
    obrigada!

    ResponderExcluir

Este é seu espaço de interação com os alunos de psicologia da ESAMAZ e com o professor J.Mattos. Participe, comente e deixe seu contato para retornarmos a palavra.

Cordialmente,

J.Mattos